Troque o sal por deliciosos temperos

As cinco regiões brasileiras são caracterizadas pelas culturas típicas, seja nos costumes, na música, na dança, ou mesmo no sabor degustado em cada refeições. Em qualquer cantinho deste país, um tempero peculiar toma conta do prato brasileiro.

Mesmo com esta diversidade natural, e gastronômica, vivemos em uma das nações que mais consomem sal no mundo. Se ingerido em excesso, este elemento pode desenvolver algumas doenças como a hipertensão, problemas cardiovasculares, osteoporose, câncer gástrico, acidente vascular cerebral (AVC), entre outras.

Não é a toa que o sal é conhecido como o vilão da alimentação. Dados revelam que cerca de 17 milhões de brasileiros com mais de 40 anos sofrem de pressão alta.

Vale lembrar que uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou que o consumo médio de sal do brasileiro é de 16g/dia, enquanto a quantidade máxima de sódio recomendada pela OMS é de 2 g (ou 6g de sal) por pessoa/dia.

Que tal mudar este quadro em prol de sua saúde? Você pode optar entre ingredientes nutrivitos que substitem com muito sabor o vilão da vez.

Confira estas cinco dicas:

Cebola/Alho: Temperos básicos para todos os pratos. Fontes de alicina e gama-glutamilcisteína, de ação antioxidante, previnem contra câncer, reduzem o colesterol, a pressão arterial, combatem fungos e bactérias, fortalecem o sistema imunológico.

Pimenta: Usada para condimentar vários pratos quentes no Brasil e no México. Fonte de capsaicina, substância antioxidante, previne contra alguns tipos de câncer e na redução do LDL colesterol. Ela também acelera o metabolismo, aumentando o gasto calórico.

Gengibre: Com sabor adocicado e picante, pode ser utilizado em pratos doces e salgados, além de poder ser adicionado a sucos e chás. É um alimento termogênico, aumentando a temperatura do corpo, fazendo com que ocorra mais gasto de energia.

Cebolinha-verde: Possui Vitamina A e C, que ajuda na prevenção de muitas doenças e retarda o envelhecimento. Também é possível encontrar minerais como cálcio e fósforo, além da niacina, que estimula o apetite e deixa a pele mais bonita.

Alho-poró: Rico em vitamina A, C e complexo B, ferro, fósforo, potássio, cálcio e uma substância funcional conhecida por alicina, que tem ação anti-inflamatória e colabora com o bom trabalho do sistema imunulógico. Além disso, este tempero pode ajudar no controle do colesterol.

Fonte: Abril

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