A fruta do futuro

Frutinha de cor roxa, pequena, mas rica em benefícios. Muito consumido em tigelas, cobertos por frutas, como banana e morango, granola e muitas vezes misturado com xarope de guaraná, o açaí é um excelente energético, 100g possuem cerca de 250 calorias, fonte de vitaminas e antioxidantes. Estas características resultam na eliminação de radicais livres, prevenindo algumas doenças e o envelhecimento.

O açaí é um fruto proveniente do chamado Açaízeiro, espécie de palmeira. Esta árvore encontra-se em regiões do Amazonas, Pará, Maranhão, Acre e Amapá. As folhas da palmeira são usadas para criar produtos trançados, como bolsas, redes e sacolas, e por ser uma fibra resistente, também serve para cobrir casas, em forma de telhados. Nativos da região Amazônica ainda contam que este fruto pode ser utilizado como afrodisíaco.

Voltando ao consumo, é bom lembrar que a fruta pura sempre traz mais benefícios do que a poupa. Em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, entre outros, o açaí é consumido como sucos, cremes, sorvetes e smoothies. Já na região norte, o fruto pode ser tradicionalmente consumido em pratos típicos, como peixes, farinhas e diferentes pratos salgados.

Separamos cinco motivos pelos quais você deve consumir açaí. Ingira pequenas doses entre as principais refeições, ou depois de praticar exercícios físicos:

1. Açaí: o fruto rejuvenescedor – É capaz de retardar o envelhecimento por sua alta dose de antioxidantes, conjunto heterogêneo de substâncias compostas por vitaminas, minerais, pigmentos e enzimas que combatem radicais livres.

2. Acelerador muscular – O fruto do açaí possui alto teor de proteínas, que têm como uma de suas funções a formação de aminoácidos, o principal construtor muscular. Outra importante função das proteínas é a contribuição para a produção de anticorpos (células de defesa do organismo), fortalecendo o sistema imunológico e aumentando a capacidade de combater infecções.

3. Redutor de colesterol – Pessoas que consomem regularmente açaí foram apontadas por pesquisadores da Universidade Federal do Pará, com baixo nível de colesterol, comparadas aos não consumidores. A diminuição do mau colesterol se deve ao corante do açaí, a antocianina, também presente em uvas e alimentos com a coloração roxa. Mas para se ter uma ideia, um litro de açaí tem até 35 vezes mais antocianina do que um litro de vinho tinto.

4. Açaí = a cálcio = a ossos fortes – Este fruto possuí alta concentração de cálcio, essencial para formação dos ossos e dentes, portanto muito recomendado para crianças. Para os adultos, a quantidade diária recomendada ajuda a prevenir doenças como a osteoporose e a hipertensão.

5. Fonte de energia para atletas – O açaí contém alta concentração de carboidratos, essenciais para prática de qualquer esporte. Aliado ao aminoácido, o fruto tem a função de regeneração muscular, ideal para manter o condicionamento físico após a atividade. Também é consumido para evitar câimbras, pois existe alta concentração de potássio em sua composição.

Fonte: Mixers

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s