Banquete no café da manhã

Nat Alimentos Café da Manhã

Já ouviu falar em café da manhã de rei, almoço de príncipe e jantar de plebeu? O ditado popular tem toda a razão. O desjejum é a principal refeição do dia, é o momento de ter a mesa recheada e o prato cheio, mas isso você já deve estar cansado de ouvir.

Mais de 150 milhões de pessoas não praticam o ato de se alimentar pela manhã, e grande parte das pessoas que separam um tempinho pra isso optam por alimentos errados, como um sanduíche de pão francês, uma fatia de bolo e uma xícara de café preto.

É extremamente importante fazer o desjejum, para que seja perfeito, deve seguir algumas regras. Anote as dicas que vamos dar, elas são essenciais para a sua saúde.

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Três passos para um café da manhã saudável.

Passo 1 – Proteína: Há um estudo publicado recentemente na crescente literatura científica mostrando que comer mais proteínas no café da manhã pode ajudar a comer menos nas próximas refeições, reduzindo o consumo de alimentos “errados”, e tornando mais fácil o desejo por alimentos saudáveis e com calorias boas, bem distribuídas. Algumas fontes de proteína recomendadas podem ser encontradas em ovos, iogurte desnatado e queijos magros (ricota, cottage), peixes de águas frias e pão integral.

Passo 2 – Cereais integrais: Grãos integrais são responsáveis pela energia que você precisa para alimentar sua manhã e o resto do dia. Mais fibras devem ser consumidas para promover a saciedade e controlar a fome. Boas fontes são: pão integral com pelo menos 3 g de fibra, cereais integrais, farinha ou flocos de aveia, quinua, linhaça, amaranto em flocos, granola sem açúcar, entre outros.

Passo 3 – Frutas e vegetais: Todos nós precisamos aumentar o consumo de frutas e vegetais, e café da manhã é o momento perfeito para consumir algumas porções destes alimentos. Eles irão proporcionar ao nosso organismo vitaminas e sais minerais, fibras e antioxidantes.

Nat Alimentos Café da Manhã 02

Tempo não é problema. Abaixo algumas ideias rápidas que seguem a linha de uma refeição saudável:

– Acrescente 1 xícara de flocos de aveia com 2 colheres de sopa de nozes picadas e 2 colheres de sopa de frutas secas, uma pitada de canela e uma colher de sopa de mel;

– Junte 1 ovo + 2 claras, uma pitada de sal marinho e ervas a vontade, mexa e prepare um omelete simples, mas muito saboroso;

– Corte 1 banana grande em fatias, acrescente 2 colheres de sopa de quinua em flocos e salpique canela + uma colher de sopa de mel;

– 1 iogurte desnatado batido com ½ papaya e 2 colheres de sopa de amaranto em flocos;

– 3 rolinhos de mortadela com mussarela + café com leite semi ou desnatado;

– 2 fatias de queijo minas com tomate e manjericão + suco de couve com limão;

– 2 ovos mexidos com ervas e chá com mel ou stévia;

– 1 pote de iogurte desnatado natural batido com essência de baunilha e canela em pó + 10 morangos com farinha de linhaça;

– 1 copo de leite desnatado batido com cacau em pó, adoçante e 1 banana nanica.

Nat Alimentos Café da Manhã

Curiosidades:

1- O desjejum estimula o metabolismo. Ao começar o dia com carboidratos complexos saudáveis – fibras – juntamente com proteínas magras, você irá aumentar a queima de calorias, acelerando o seu metabolismo. Ou seja, comer para perder peso.

2- Pessoas com hábito de tomar café da manhã são mais magras, pois estão mais propensas a manter o peso saudável do que aqueles que não o fazem. Pesquisas mostram que cerca de 78% das dietas bem-sucedidas possuem o café da manhã como uma das principais refeições, em comparação com apenas 4% que raramente comem no período da manhã.

3- Quem não costumam realizar o desjejum geralmente passa horas sem se alimentar, gerando um excesso de fome na próxima refeição associada ao consumo de grandes porções e alimentos ricos em calorias. O café da manhã realizado de forma adequada pode mantê-lo longe de comer em excesso no final do dia. Consumir uma refeição matinal equilibrada irá ajudá-lo a realizar suas atividades melhor, tanto mentalmente quanto fisicamente.

Fonte: Dicas de Treino

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