Desenferrujando a panela

Nat alimentos Panela de ferro

O ditado popular está com a razão: Panela velha é que faz comida boa. A afirmação pode se tornar ainda mais real caso esta panela seja de ferro. Além do sabor irreverente, é cientificamente comprovado, por diversas pesquisas, como a publicada pela Universidade de Columbia, que cozinhar em panelas de ferro fundido aumenta a ingestão deste  componente (ferro) no organismo. Este é um nutriente essencial para todas as células do corpo humano e ajuda a transportar oxigênio, principalmente para os músculos.

Outra pesquisa realizada pela Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), afirma que panelas de ferro podem ajudar a prevenir ou curar anemias, ou seja, cozinhar alimentos nesse tipo de panela pode suprir em média 20% das necessidades diárias de ferro. Este número varia da seguinte maneira: Rapazes de 14 a 18 anos precisam de 11 mg de ferro/dia; enquanto as garotas, de 15 mg/dia, e mulheres adultas, 18 mg/dia. O uso da panela pode contribuir em até 3,5 mg de ferro/dia.

Antigamente as panelas de ferro estavam na comissão de frente, e comandavam a cozinha. Na culinária, foi muito usada entre as décadas de 1950 e 1960, antes da utilização em massa das panelas de alumínio. A panela de ferro, então, caía para escanteio. Afinal, este tipo de panela exige muitos cuidados, e ao final do dia era como ter feito musculação em sua própria cozinha. Mas o esforço sempre vale a pena!

Nat Alimentos Panela de Ferro

Dicas e cuidados:

1- Lave sempre após o uso, secando completamente na chama do fogão tanto a panela como a tampa da mesma;

2- Para guardar por tempo prolongado, untar com óleo vegetal refinado, e antes de usar novamente, lavar completamente;

3- Panelas antigas de ferro são tão boas quanto as mais novas;

4- Caso a panela esteja enferrujada, para evitar ingerir o excesso de ferro contido na ferrugem, lave com água morna e detergente neutro, secando na chama do fogão. Caso a ferrugem seja excessiva, pode ser necessário ferver e desprezar a água da fervura;

5- Não prepare todos os alimentos integrantes das refeições em panelas de ferro, pois não é interessante ter uma ingestão excessiva de ferro;

6- Não guarde alimentos em panelas de ferro, exceto se tratando de panela de ferro esmaltada;

7- No frio ela ajuda a manter o alimento quente durante o período das refeições.

Portanto, livre-se do aço ou teflon. Agora, deixe a preguiça de lado e prepare seus bíceps. Vamos cozinhar um galeto simples, mas incrivelmente saboroso:  

Ingredientes:

– Coxas e sobrecoxas nat. Alimentos;

– Azeite de oliva;

– ¼ copo de água;

– Cebola;

– Alho;

– Sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo:

1- Coloque na panela de ferro o alho com um pouco de azeite;

2- Quando começar a dourar acrescente a cebola;

3- Antes que fique no ponto coloque as coxas e sobrecoxas e deixe por algum tempo;

4- Após, despeje a água, para o frango cozinhar.

5- Se necessário, coloque mais água.

6- Tempere com pimenta e sal a gosto, se preferir coloque um pouco mais de azeite para dar uma dourada no frango.

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Fontes: Folha de S. PauloSaúde e Nutrição

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