Fogão peregrino

Nat fogão portátil

Viajar e não se limitar a carência de equipamentos da cozinha pode ser uma boa ideia. Como acampar, por exemplo. Já imaginou se você pudesse levar consigo um fogão portátil para as viagens? Agora você pode, e melhor ainda, não custa quase nada, a não ser o tempo utilizado para a criação.

Frango xadrez, cozido, grelhado, acompanhando massa, arroz ou batatas. Você escolhe o cardápio, e tempera ao gosto do seu paladar. Vamos ao passo a passo?

Materiais:

– 2 latas de alumínio, de cerveja ou refrigerante (elas não podem estar amassadas);

– Prego;

– Martelo;

– Faca afiada ou tesoura;

– 1/4 de copo de perlite;

–  Cabide de arame para suporte (lixe qualquer tinta antes);

– Álcool (use álcool desnaturado para melhores resultados);

– Recipiente bem lacrado (lojas de camping têm garrafas que fecham bem e não pingam ao derramar. Não use uma garrafa que possa ser confundida com água).

Preparando:

1- Para fazer a base do fogão corte a base, faça um tracejado ao redor de uma das latas, a mais ou menos 3,5cm do fundo. Corte a lata cuidadosamente ao redor da linha, usando um dos cortadores sugeridos.

 

2- Faça os furos do “queimador” na lata de cima.

3- Pegue um alfinete e fure cada buraco. Se for muito difícil de conseguir com a pressão manual, bata gentilmente com um pequeno martelo. Faça os buracos tão pequenos quanto possível.

4- Desenhe uma flor do mesmo tamanho dos furos feitos na lateral. Faça um furo no centro e seis furos ao redor do furo central. Como estes furos são menores, o combustível vai pingar devagar em direção à base, e não derramar diretamente.

 

5- Depois de ter feito os furos na lata, é hora de cortar o tampo. Corte 2,5cm do fundo, do mesmo modo que você cortou a base antes.

6- Uma vez que tiver cortado o tampo, você vai ter que fazer fendas para permitir o encaixe das duas metades do fogão. Corte as fendas com uma tesoura, em quatro ou seis lugares.

7- Preencha a base com algo que sugue o combustível, como perlita (encontrada em lojas de jardinagem) ou lã de vidro. Em emergências, você pode usar até mesmo areia.

8- Depois de ter colocado o enchimento e as fendas, é hora de encaixar. Segure a base firme em uma mesa ou local liso. Pegue o topo e gentilmente empurre para dentro da base até que fique encaixado.

 

9- Tenha certeza de que o fogão está em uma superfície livre de materiais inflamáveis. Escolha um local firme no chão, sem vegetação por perto, ou coloque o fogão em um prato refratário. Derrame o combustível pelos furinhos, até que a base esteja cheia de 1/4 até a metade.

10- Depois acenda com cuidadosamente.

Fontes: wiki How

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s