Propriedades e benefícios da banana

nat alimentos bananas

Você gosta de banana? Se sim, sinta-se privilegiado, se não, vamos dar vários motivos para inserir esta fruta em suas refeições diárias.

Primeiro: a banana contém três açúcares naturais – sacarose, frutose e glicose – combinados com fibra, portanto, é uma fonte rica em energia. Há pesquisas comprovando que apenas duas bananas fornecem energia suficiente para um treino intenso de 90 minutos.

Não é à toa que esta é a fruta número um dos maiores atletas do mundo. Mas como a energia não é o único benefício da banana, vamos citar 10 motivos para incluí-la em sua dieta:

1- DEPRESSÃO

Segundo uma recente pesquisa realizada pela MIND, entre pessoas que sofrem de depressão, muitas se sentiram melhor depois de comer uma banana. Isto porque a banana contém triptofano, um tipo de proteína que o corpo converte em serotonina, conhecida por relaxar, melhorar o humor e, geralmente, fazem você se sentir mais feliz. Também pode ser uma boa dica para as TPM’s.

2- ANEMIA

Muito ferro. As bananas estimulam a produção de hemoglobina no sangue e ajudam nos casos de anemia.

3- PRESSÃO ARTERIAL

Este fruto tropical é muito rico em potássio, mas reduzido em sódio, tornando-o perfeito para combater a pressão arterial.

4- CÉREBRO POWER

200 estudantes de uma escola de Twickenham (Inglaterra) comeram bananas no café da manhã, lanche e almoço, em uma tentativa de elevar sua capacidade mental. A pesquisa mostrou que frutas com elevado teor de potássio podem ajudar na aprendizagem, fazendo os alunos ficarem mais alertas.

5- PRISÃO DE VENTRE

Devido ao elevado teor de fibra. Incluir bananas na dieta pode ajudar a normalizar as funções intestinais, superando o problema, sem recorrer a laxantes.

6- AZIA

Bananas têm efeito antiácido natural no organismo, por isso, se você sofre de azia, experimente comer uma banana para aliviar.

7- RESSACA

Uma das maneiras mais rápidas de curar a ressaca é fazer uma vitamina de banana com leite e mel. A banana acalma o estômago e, com a ajuda do mel, eleva o baixo nível de açúcar, enquanto o leite acalma e hidrata todo o seu sistema.

8- NERVOS

Bananas são ricas em vitamina B, que ajuda a acalmar o sistema nervoso. Estudos do Instituto de Psicologia na Áustria mostram que a pressão no trabalho leva à excessiva ingestão de comidas, como chocolate e biscoitos. O relatório concluiu que, para evitar a ansiedade por comida, precisa-se controlar os nossos níveis de açúcar no sangue através da ingestão de alimentos ricos em carboidratos a cada duas horas, para manter os níveis estáveis.

9- ÚLCERAS

A banana é usada na dieta diária contra desordens intestinais, devido à sua textura macia e suave. Ela também neutraliza a acidez e reduz a irritação, protegendo as paredes do estômago.

10- CONTROLE DA TEMPERATURA

Muitas culturas veem a banana como fruta ‘refrescante’, que pode reduzir tanto a temperatura física como emocional de mulheres grávidas. Na Tailândia, por exemplo, as grávidas comem bananas para os bebês nascerem com a temperatura baixa.

Depois dessas informações, não existem motivos para deixar de acrescentar a banana nas refeições diárias, por isso, vamos indicar uma receita de comer ajoelhado: Filé de frango com banana e curry.

nat. alimentos file de frango ao curry

Ingredientes:

– 1/2 bandeja de filé de frango nat. Alimentos;

– 3 dentes de alho amassados;

– Sal a gosto;

– Pimenta-do-reino preta moída na hora a gosto;

– 4 bananas-da-terra sem casca e cortadas em 4 partes;

– 5 colheres de sopa de margarina;

– 1 cebola cortada em cubos pequenos;

– 1/2 colher de sopa de curry;

– 1/2 xícara de chá de creme de leite fresco;

– 4 talos de cebolinha verde picados.

Modo de preparo:

1- Em uma vasilha tempere os filezinhos com o alho, o sal e a pimenta. Deixe marinar por 1 hora.

2- Acomode um pedaço de banana sobre cada filezinho, enrole-o  prendendo com um palito. Faça isso com todos os pedaços de banana e filezinhos, para formar rolinhos.

3- Aqueça uma frigideira grande em fogo alto, derreta a margarina, se preferir passe com um pedaço de papel para tirar o excesso de gordura, e frite os rolinhos.

4- Acrescente a cebola, o curry e refogue por 5 minutos.

5- Junte 1 xícara (chá) de água, abaixe o fogo e ferva por 10 minutos.

6- Acrescente o creme de leite, misture bem e desligue o fogo.

7- Polvilhe a cebolinha e sirva em seguida.

Fontes: Nature Knows, A crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s