Qual o alimento da vez?

Nat Alimentos Linhaça

Duas sementes e um grão estão fazendo a alegria das dietas. Linhaça, quinoa e chia possuem propriedades que fazem bem à saúde e ajudam a perder peso. As três possuem substâncias funcionais, muitas vitaminas, além de fibras e minerais.

Semente de Linhaça

Nat Alimentos Linhaça

É fonte de ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, minerais, vitaminas e bastante fibras, além de conter uma substância chamada lignana, que pode atuar na prevenção do câncer de mama e, por apresentar uma estrutura química similar ao estrógeno, pode ajudar a prevenir os sintomas da menopausa.

Os benefícios da linhaça se potencializam quando a semente é moída ou triturada. É possível incluir na preparação de alimentos como pães, bolos, saladas e iogurtes. Uma colher de sopa tem aproximadamente 62 kcal, 3,9g de fibra, 3g de ômega 3 e 0,9g de ômega 6.

Grão de Quinoa

Nat Alimentos Quinoa

Possui alto teor nutritivo, com proteína de alta qualidade, além das grandes quantidades de vitaminas e minerais. É uma semente rica em fibras, que colaboram com o bom trabalho intestinal, ajudam no controle dos níveis de colesterol e glicemia no sangue, entre outras funções importantes para o organismo.

Não contém glúten em sua composição, portanto, pessoas com intolerância também podem consumir a quinoa. Uma colher de sopa da quinoa em flocos tem aproximadamente 52kcal e 0,9g de fibras.

Semente de Chia

Nat Alimentos Chia

Possui grande quantidade de ômega-3, fibras, cálcio, magnésio, potássio, proteínas e vitaminas do complexo B. Consequentemente, contribui para a saúde na redução do colesterol, controle da glicemia, boa formação óssea, prevenção do envelhecimento precoce e melhoria geral da imunidade do organismo. Uma colher de sopa tem aproximadamente 55 kcal, 6,2g de fibra, 2,9g de ômega 3 e 0,86g de ômega 6.

Ela está disponível no mercado de três formas: óleo, farinha e grão. O óleo pode ser usado como temperos de saladas e pratos em geral, e a farinha ou o grão, assim como a linhaça, podem ser adicionados em iogurtes, vitaminas, bolos, saladas, sucos, entre outras opções.

Fonte: Cyber Diet

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