A panela da vez

Na hora de pensar em saúde, não são apenas os alimentos que fazem a diferença. Os utensílios, como as panelas, também devem ser selecionados de acordo com o alimento a ser preparado. E você, prefere cobre, ferro, antiaderente ou inox? Confira abaixo as características de cada uma.

nat alimentos panela cobre

Cobre: O material tem o poder de acelerar o cozimento.

Vantagens: Além de ser resistente à corrosão, a panela de cobre transmite o calor de forma rápida e homogênea.

Desvantagens: O metal migra facilmente para qualquer alimento que entre em contato com ele. E consumido em pequenas quantidades, pode produzir náuseas, vômitos e diarreia. Já uma ingestão contínua pode provocar dores nas juntas, causar lesões renais e até cerebrais.

Dica: Compre utensílios de cobre com o interior revestido com antiaderente (politetrafluoretileno), aço inoxidável ou titânio – que barram a transferência do cobre para os alimentos.

nat alimentos panela ferro

Ferro: Durante o cozimento, o metal é repassado para a comida.

Vantagens: Seu uso regular foi relacionado com a prevenção e o tratamento da anemia muito antes de a ciência comprovar sua eficácia. Por outro lado, esse tipo de panelas também pode alterar algumas características dos alimentos, como a cor (tornando-os mais escuros) e o sabor (que pode melhorar ou piorar). A sugestão, portanto, é escolher o alimento cujas propriedades sensoriais sejam aprimoradas com a panela de ferro, como é o caso do arroz.

Desvantagens: Evite armazenar comida nela, sob pena de aumentar muito a concentração de ferro, levando a distúrbios gastrointestinais, como a diarreia.

Dica: Panelas de ferro são pesadas e se mantêm quentes por muito tempo. Por isso, prefira as que têm cabo de madeira, mais fáceis de manusear, além de evitarem queimaduras nas mãos de quem está cozinhando. Para não enferrujar, seque-as na chama do fogão. Lave-as imediatamente após o uso.

nat alimentos panela antiaderente

Antiaderente: Permite a redução da quantidade de óleo usada no preparo das refeições.

Vantagens: Seu revestimento interno de politetrafluoretileno (PTFE) impede a transferência do material de base da panela, geralmente alumínio, para a comida.

Desvantagens: Mesmo sendo utilizado há décadas nas frigideiras e em outros utensílios de cozinha a fim de se evitar que os alimentos grudem, vale lembrar que esse material antiaderente já esteve sob suspeita – ainda não confirmada – de permitir a formação de compostos cancerígenos, especialmente durante o preparo de alimentos com alto teor proteico, como carnes, ovos e leite.

Dica: O revestimento PTFE é um plástico que pode se desprender com relativa facilidade, então o ideal é usar colheres de pau nessas panelas revestidas, evitando arranhá-las com talheres e esponjas de aço na hora da limpeza.

nat alimentos panela inox

Inox: O aço inoxidável é composto por ferro, cromo e níquel.

Vantagens: Seu material é durável e demora a esfriar, mas também a esquentar. Geralmente tem fundo triplo, termodifusor, permitindo que o calor da chama se espalhe uniformemente. Assim, o alimento cozinha por igual e não gruda no fundo da panela.

Desvantagens: O níquel é tóxico ao organismo e frequentemente associado a males como dermatites de contato, alergias, distúrbios renais e hepáticos, infertilidade, câncer pulmonar, estomatite, gengivite, cefaleias, insônia e náuseas. Esses utensílios devem ser evitados por pessoas alérgicas ou que tenham sensibilidade ao níquel.

Dica: No primeiro uso, ferva água, que será descartada, por três ou quatro vezes consecutivas, na panela nova, para ajudar a eliminar o níquel que ela libera nessa fase. Para evitar o aparecimento de manchas, é aconselhável enxugá-la imediatamente depois de lavada.

Fonte: Viva Saúde

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s