Dicas para cortar a cebola

Nat Alimentos cortar cebola

Falou em cozinhar e a primeira coisa que nos vem à mente é: quem vai cortar a cebola? Tudo por culpa do “chororô” que o ácido sulfénico liberado pela cebola ao ser cortada provoca. Mas ela não precisa mais ser vista como a vilã das receitas. Uma das soluções para esse problema é mergulhar as cebolas em água com gelo durante 30 a 60 minutos. Lágrimas nunca mais!

O segundo ponto é justamente o corte. Como fazer para que os pedaços fiquem uniformes e do jeitinho que você quer? Encontramos uma boa dica e agora não tem mais choro. Seja o primeiro a erguer as mangas e partir pra ação. Vai que você se livra da louça?

Confira o passo a passo e arrase na cozinha:

1- Comece cortando uma fatia do lado do talo da cebola, de maneira que você consiga uma base para deixar a cebola de pé na tábua. Deixe o lado da raiz  intacto. Em seguida, faça um corte longitudinal na cebola, mas não muito profundo. O objetivo é apenas cortar levemente a casca da cebola, para que  você consiga descascá-la facilmente.

Nat Alimentos cortar cebola

2- Feito o corte, descasque toda a cebola como se estivesse descascando uma banana. Puxe toda a casca com força, para soltar da cebola. Assim, você consegue descascá-la por completo e deixar a raiz intacta.

Nat Alimentos cortar cebola

3- Apoie a base da cebola na tábua e corte-a na metade. Em seguida, faça cortes paralelos, mas sem chegar até o final, para que a cebola não desmonte. Depois, é só fazer alguns cortes no sentido da altura.

Nat Alimentos cortar cebola

4- Agora é só cortar a cebola, formando cubos! Lembrando que para cortar a cebola em brunoise, ou seja, em cubinhos pequenos, de aproximadamente 3mm, é só fazer o mesmo processo, apenas fazendo os cortes paralelos na cebola mais próximos um do outro.

Nat Alimentos cortar cebola

5- Se você quiser cortar a cebola em cubinhos ainda menores, é só juntar os cubinhos e fazer movimentos para cima e para baixo com a faca. Este também é chamado de corte em balanço.

6- Outro corte comumente usado é o Julienne (em tirinhas).

Nat Alimentos cortar cebola

7- Para não machucar os dedos na hora do corte, lembre-se de nunca deixar os dedos estendidos ou segurar a cebola de modo que o polegar fique na direção  do corte da faca, como mostra a imagem do meio. O correto é você manter os  dedos recolhidos, como uma garra e, se preferir, coloque o polegar atrás para dar apoio, assim você conseguirá ter controle no corte e também não se machucará!

Nat Alimentos cortar cebola

Fonte: Cozinha Pequena

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s