Jardins verticais

Nat Alimentos Jardins verticais

Hoje, os espaços horizontais parecem estar cada vez mais escassos. São prédios em cima de prédios, esmagando algumas casas que se perdem pelo caminho. Cidade grande não é moleza, e muitas vezes por este motivo, as pessoas desejam cada vez mais se aproximar daquela vida tranquila e calma do interior. Mas como? Simples, trazendo os costumes para dentro de nossa casa, e espaço não será mais problema.

Eis que surgem os chamados ‘jardins verticais’. Eles nada mais são do que hortas, ou plantações, criadas em uma parede. É claro que esta produção diferente merece alguns cuidados excepcionais. Também não vale optar por uma planta só porque você ama as características da espécie. Precisa ter certeza se ela vai se adaptar ao ambiente ao qual será instalada.

Nat Alimentos Jardins verticais

Dicas do que plantar:

Ambiente interno (meia sombra): aposte em bromélias, lírio da paz, aspargo, asplênio, euonymus e avenca, sempre observando o tamanho compatível com o jardim.

Ambiente externo (com mais sol): aposte em liríope, cinerária marítima, ixória, brinco de princesa, érica, heras, lágrima de cristo, aspargo, gerânio e flores de época. Há, ainda, a possibilidade de cultivar mudas de temperos, como: salsinha, manjericão, alecrim.

Nat Alimentos Jardins verticais

Como Montar:

1- Escolha a parede: Este tipo de jardim com garrafa PET não é recomendado para locais onde o piso não possa receber umidade, pois, na maioria das vezes, não será possível centralizar o excesso de água em uma única saída.  No jardim de garrafas, a tendência é que a água caia no chão. O ideal é montá-lo em um local que tenha gramado ou área em que a água possa cair.

2- Escolha as garrafas e lave-as: A quantidade de garrafas dependerá do tamanho do seu jardim. Lembre-se que elas ficarão uma ao lado e embaixo da outra.

3- Corte as garrafas: Faça um corte no meio de cada garrafa (suficiente para o plantio de uma muda) com o maior tamanho possível em um dos lados. Não corte as laterais da garrafa, caso contrário, o substrato vazará.

4- Plante: Para realizar o plantio, coloque dentro da garrafa, primeiro, algumas pedras e uma pequena camada de manta geotêxtil, que é um tipo de tecido para ajudar a drenar o jardim. Por último, coloque a planta e o substrato.

5- Fure a garrafa: No lado oposto, faça um pequeno furo ou até três furos do tamanho de um prego (para pingar e a planta não se afogar).

6- Fixe-as na parede: Escolha uma maneira para fixação das garrafas. Uma sugestão é pendurá-las em um varal, colocando as garrafas em sequência.

7- Cuide de sua planta: Você terá de regar e podar sua planta, conforme a necessidade dela.

Fonte: Vida Simples

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s