Aguçando o paladar

Nat Alimentos Fonte Food & Wine Aguçando o paladar

Experimentar novos sabores significa viver novas experiências. Muitas vezes, nosso paladar fica acostumado com alguns sabores específicos, os quais degustamos quase que diariamente. Quando somos crianças, é comum renegar algum prato por não ir com a cara ou simplesmente não gostar do cheiro, e conviver por anos com este fantasma. Mas como saber se você realmente detesta uma receita, ou um ingrediente específico, se nunca provou?

Por isso, é interessante enriquecer seu paladar experimentando coisas novas. Assim como ir ao cinema, teatro e shows, a gastronomia também possui imensa cultura e você pode, e deve, explorá-la sempre que puder. Aproveite e saia da rotina com as dicas abaixo, compartilhadas pela chef de cozinha Rita Lobo:

No restaurante: Se você não gosta de cozinhar, pode exercitar seu paladar no restaurante que está habituado a frequentar. Uma vez por mês, em vez de pedir aquele prato de sempre, sem nem sequer dar uma olhada no cardápio, quebre o jejum da leitura e coma o menu com os olhos. Investigue as opções e tente algo que normalmente você não pediria.

Mas tenha bom senso, e não comece escolhendo pratos com ingredientes que detesta. O resultado seria idêntico ao do sedentário que decide virar maratonista e, no primeiro dia, em vez de uma boa caminhada, resolve correr como se estivesse na São Silvestre. É claro que não haverá o segundo dia de treinamento. Pegue leve. Ah, e não  esqueça de anotar boas dicas gastronômicas.

Na feira: Vá à feira pelo menos uma vez a cada dois meses – ou mais. Quando algum ingrediente interessante saltar aos seus olhos, pergunte ao feirante o que é e qual o modo de preparo mais comum. Feirantes costumam lidar com diversos tipos de alimentos e, normalmente, sabem como escolhê-los e como armazená-los. A conversa vai render bons frutos, pode ter certeza.

Na cozinha: Bem, você chegou em casa com a cesta cheia desse novo ingrediente indicado pelo seu mais novo amigo, o feirante. Agora é hora de saber o que fará com a guloseima. Antes de inventar novas combinações de sabores, pesquise. Entre na internet e faça uma busca de receitas. Você provavelmente encontrará uma série delas que nunca havia notado enquanto buscava por sabores familiares.

Aproveite o clima de novidade e faça uma lista de especiarias que você não tem na dispensa por falta de hábito ou por não saber usar. Compre pelo menos três e deixe à mão, ao lado do fogão. Pesquisar é a alma do negócio, e não esqueça que hoje a tecnologia é nossa maior aliada.

No mercado: Listas de compras pré-elaboradas são práticas, mas dificultam o exercício do paladar. Se suas idas ao supermercado forem semanais, na próxima semana, arrisque comprar ingredientes novos. Que tal trocar o purê de batata por um purê de mandioquinha com catupiry? Se você nunca leva feijão branco, experimente fazer uma salada com atum e raspas de limão. Pesquise também ingredientes amplamente usados em outras culturas gastronômicas, como por exemplo o Tahine.

Na horta: Ervas frescas fazem milagres na cozinha, mas raramente as pessoas vão além da salsinha, da cebolinha, do coentro e do manjericão. Temos duas sugestões que vão abrir o seu apetite. Primeiro o alecrim, que já comentamos anteriormente aqui no blog, e a sálvia – de sabor levemente metálico, é par perfeito para ingredientes adocicados.

Agora é deixar sua imaginação ir um pouquinho mais longe e, claro, inovar!

Fonte: Vida Simples (http://vidasimples.abril.com.br/temas/paladar-questao-gosto-237441.shtml?utm_source=redesabril_vidasimples&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_vidasimples_site)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s