Uma pitada de humor

Nat alimentos Uma pitada de humor

Há um ditado que diz “somos o que comemos”, e, de fato, ele faz todo o sentido. Isso porque a tecnologia é fugaz e recentemente a ciência invadiu a cozinha usando suas ferramentas para explorar detalhes que expliquem os efeitos das panelas sobre o coração.

A resposta para muitas perguntas pode estar na serotonina, uma substância que regula sensações como o otimismo, o relaxamento e o sentimento geral de bem-estar. Na verdade, a serotonina faz parte de uma rede de neurotransmissores – responsáveis por regular esta rede de neurônios que transmite as sensações até o cérebro, que é movido a impulsos nervosos.

Ok, depois dessa aula de biologia, você deve estar se perguntando o que tudo isso tem a ver com nossa alimentação? Simplesmente tudo, pois a matéria-prima para a fabricação dessa serotonina vem dos alimentos. Isso significa que você acaba de descobrir a substância que pode acabar com todos os seus problemas? Não, vá com calma.

A serotonina libera a sensação de bem-estar, mas em exagero ela provoca sonolência. É preciso saber dosar a substância, para obter o efeito desejado. Veja abaixo alguns exemplos:

Chocolate – tem uma combinação bombástica para levantar o astral rapidamente. Mas é bom deixá-lo para momentos de necessidade.

Banana – Melhora o humor. Coma uma ou duas bananas maduras por dia – de preferência sem misturá-las a outros alimentos.

Massas e grãos integrais – Dão uma sensação de bem-estar duradoura, porque têm carboidratos complexos, que são digeridos lentamente, sem provocar altos e baixos de humor.

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Leite – Beber leite morno antes de dormir faz sentido. O leite é rico em uma substância chamada triptofano, que é o principal precursor da serotonina, que tem efeito relaxante.

Pimenta – A sensação de ardor na língua faz o cérebro liberar endorfina, que traz bem-estar e excitação ao mesmo tempo.

Peixes – Salmão, atum, anchova são indicados para casos de depressão porque contêm um tipo de óleo, o ômega 3, que facilita o trabalho dos neurotransmissores.

Alface – No caule da alface há duas substâncias que agem como calmantes naturais.

Café – A cafeína é poderosíssima como estimulante. Mas uma dose alta pode aumentar o nervosismo.

Fonte: Vida Simples

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