Como criar uma composteira

nat alimentos criar composteira

Se você cultiva sua própria horta em casa, ou está entrando nesse mundo agora certamente já deve ter ouvido falar em compostagem. Esta é uma técnica simples, que você pode manter em qualquer cantinho do seu lar sem causar nenhuma inconveniência, e o resultado final será uma terra adubada, rica em nutrientes que vão fazer suas plantas crescerem lindas e saudáveis.

Restos de frutas, verduras e vegetais não cozidos, adubo, pó de café e terra seca são a mistura ideal para produzir um ótimo composto fortalecedor. Este processo nada mais é do que a decomposição da matéria orgânica, voltado para a produção de terra adubada.

Além de útil, esta técnica pode ser considerada uma das soluções para a redução da quantidade de lixo nas grandes cidades. “Ela reduz o volume de lixo orgânico, que gira em torno de 50% dos resíduos que a cidade produz”, explica Eduardo Bernhardt, do Centro de Informações sobre Reciclagem e Meio Ambiente, criado pela ONG Ecomarapendi, Recicloteca.

O ideal é manter a composteira em um ambiente arejado da casa e colocar algumas folhas de jornal embaixo da caixa, para evitar que ela grude no chão por conta da umidade. Não é normal que a composteira solte cheiro forte, se isso acontecer é porque há algo errado em uma das etapas, como colocar carne e alimentos cozidos, ou deixar o composto muito ácido, com excesso de cascas cítricas.

Para saber se está pronta para ser utilizada, certifique-se que ela está  com cor, cheiro e aspecto de terra, sem restos de comida visíveis e em temperatura amena. Veja como montar a sua!

Passo a passo de uma composteira:

1- Compre uma caixa organizadora baixa de 25 a 30 litros;

2- Faça pequenos furos com um prego ou canivete no fundo (15 furos), na tampa (15 furos) e nas laterais (2 a 4 furos de cada lado);

3- Para uma caixa de 30 litros, acumule na geladeira dois potes de sorvete (4 litros) de orgânicos picados; use apenas restos vegetais crus. Não coloque nada de origem animal nem alimentos que tenham sido fritos, cozidos, assados ou temperados; folhas de suas plantas são bem-vindas, bem como a borra do café por cima;

4- Para montar a caixa coloque uma camada de terra seca (daquela de um vaso em que a planta já não está tão saudável), uma camada de mesmo volume de restos vegetais picados e uma camada de terra preta (também conhecida como húmus ou terra adubada, que servirá como fonte de microrganismos);

5- Faça de duas a três camadas com essa disposição;

6- Em cima, espalhe borra de café, que evitará insetos e formigas;

7- Feche a caixa e volte a abrir para revirar o composto, a cada 2 ou 3 dias; se tiver minhocas pode revirar com menos frequência;

8- Sem minhocas, em 60 dias o composto fica pronto. Com elas, pode ficar pronto em 30 dias;

9- Quando estiver pronto, retire o composto e pode começar tudo de novo, mas não se esqueça de resgatar suas minhocas antes de jogar a terra nos vasos.

Dê o play no vídeo da Recicloteca caso ainda tenha ficado com alguma dúvida:

Dica: O que pode e o que não pode compostar

Pode:

– sobras de frutas, legumes, verduras e cascas de ovos;

– filtros e pó de café usados e saquinhos de chás;

– restos do jardim: galhos, palha, grama, flores e cascas de árvores;

Não pode:

– alimentos cozidos e alimentos de origem animal, como carne, peixe, gordura e queijo, pois podem atrair animais;

– plantas doentes;

– material não-orgânico, como vidro, metais, plásticos, couro, borracha e tecidos;

– produtos químicos;

– cinzas de cigarro, madeira e carvão;

– conteúdo de aspirador de pó;

– fezes de animais, papel higiênico e fraldas.

Fonte: Vida Simples

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s