Hora do chá

Nat alimentos eu amo cha

Pare tudo. Sim, você pode parar o que está fazendo por cerca de 10 a 15 minutos, ou quem sabe até um pouco mais. Coloque a água para ferver e escolha o sabor que lhe soar mais saboroso ao paladar, entre frutas, flores ou ervas. É a hora do chá. Encontre sua xícara favorita, e  apenas relaxe, ao tempo em que o aroma se enrosca com o ar chegando a você e fazendo-lhe abrir um sorriso que pode mudar o curso das próximas horas do seu dia.

Este é um costume muito antigo, que surgiu com os chineses a cerca de 5.000 anos. Em princípios do século IX a bebida chegou ao Japão por meio de alguns monges. A partir do século XV, o chá foi disseminado por toda a Europa, através dos portugueses. A tradicional Inglaterra não poderia ficar de fora, e foi durante o século XIX que esta cultura começou a fazer parte do cotidiano dos ingleses, os quais cultivam este hábito até hoje. Dessa data em diante, o chá ganhou adeptos em todo o planeta.

No Brasil, a bebida chegou timidamente e ainda sofre um pouco de preconceito, sendo lembrada, muitas vezes, em casos de doenças e mal-estar, como por exemplo gripes e resfriados. O chá, seja ela quente ou gelado, ainda não venceu o hábito do brasileiro em beber o famoso cafezinho, mas devagar vai ganhando o coração dos seus simpatizantes.

Nat alimentos eu amo cha

Classificação

Oficialmente só pode ser chamado de chá o que for preparado com folhas da Camellia Sinensis, planta originária da Ásia. A partir dela são produzidos quatro produtos principais: verde, branco, oolong e preto. A diferença entre eles é resultado do processo a que as folhas são submetidas.

Cada um teve sua fermentação natural interrompida em um ponto diferente. No caso do chá verde não há fermentação, mas se você  deixar o processo acontecer de 2% a 4%, obtém o branco. Até 50%, você encontra o oolong, e se deixar a fermentação total, terá o preto.

As demais bebidas feitas com outras plantas, flores, ervas ou frutas são chamadas de infusões. Elas são as preferidas dos brasileiros, em especial o mate, infusão mais consumida no país. O Chaí também é muito disputado, e tem sua origem na Índia. Vamos aprender a fazer?

Nat alimentos eu amo cha

Ingredientes:

– 500 ml de água;

– 1/2 gengibre ralado;

– 500 ml de leite;

– 2 sementes de cardamomo;

– canela em pau (2 unidades);

– 4 colheres (de sopa) de açúcar;

– 3 colheres (de sopa) de chá preto.

Modo de Preparo:

1- Antes de tudo ferva a água.

2- Na chaleira mesmo adicione a canela, sementes de cardamomo, gengibre, leite e açúcar.

3- Mexa bem e espere esquentar, quando ameaçar ferver, desligue o fogo.

4- Coloque o chá preto e tampe para fazer infusão, espere três minutos e coe para servir.

Agora coloque os pés para cima e aprecie o que estes 15 minutos podem lhe proporcionar!

Fontes: Torrada Torrada e Vida Simples

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s