Apenas relaxe

Nat alimentos apenas relaxe

A rotina na cidade às vezes pode ser corrida. Trabalho, trânsito, barulho. Mas cá entre nós, sempre é possível encaixar no seu dia um momento para desacelerar, seja no intervalo do almoço ou na hora de retornar ao lar.

Talvez você pense: “mas eu ainda preciso trabalhar quando chego em casa”, afinal, ela não se organiza sozinha. Ok, mas até este pode se transformar em um momento de descontração se você aumentar o som e entrar no clima.

Acredite, cinco minutos já são suficientes para revigorar o humor. Veja estas sete dicas abaixo e dê uma sacudida na sua rotina, mandando o estresse para bem longe!

Terapia do som – Quem nunca aumentou o som quando estava triste? A música tem um efeito calmante e toca diretamente a alma. “A música equilibra os neurotransmissores responsáveis pela tranquilidade, o prazer e a calma”, diz a musicoterapeuta Maristela Smith, de São Paulo. Ou seja, a música tem efeito relaxante, reduzindo os batimentos cardíacos e a ansiedade.

Automassagem – Com “coçador de cabeça”, objeto que mais lembra uma aranha de aço, pode ser um ótimo investimento. “Ao encaixar o objeto em sua cabeça e fazer movimentos suaves para cima e para baixo, você relaxa a fáscia da região – membrana que encobre toda a estrutura óssea, músculos e órgãos e, com as tensões diárias, enrijece e perde a mobilidade”, esclarece a terapeuta corporal Fátima Pinsard, do Hotel Ponto de Luz. Ficou a fim de um cafuné? É só esticar o braço, e depois de uns 5 minutinhos dar tchau ao estresse.

Reflexologia – Todo mundo sabe que uma boa massagem no pé tem o seu valor. E não é por menos, eles possuem pontos reflexos que atingem diversas partes do corpo. “Utilize um pedaço de bambu com aproximadamente um palmo de comprimento. De pé, apoie-se numa cadeira e pise devagar, com um pé de cada vez, rolando o bambu para a frente e para trás e forçando os dedos do pé bem abertos em direção ao chão”, ensina a terapeuta Fátima Pinsard. Na falta de um bambu, o cabo de vassoura pode ser uma ótima opção.

Leitura relax – Reserve um momento do seu dia para desviar o foco da rotina e viajar. Não, você não precisa fazer as malas, o seu destino pode ser embaixo de uma árvore, numa poltrona confortável ou mesmo no banco de sua rua. Tem uma história incrível esperando por você, em um livro pronto para ser devorado.

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Bolas chinesas – As bolas terapêuticas chinesas podem ser uma ótima opção de relaxamento para rechear sua bolsa. Elas são produzidas a partir do ferro, são ocas e trazem um guizo no interior. Quando movimentadas, ouve-se um sereno tilintar. “Elas devem ser colocadas numa das mãos e giradas, uma em volta da outra, em sentido horário e anti-horário”, ensina o terapeuta Sergio Luiz Villasboas. Os benefícios das bolinhas, segundo Villasboas, são relaxar as articulações, ativar a circulação sanguínea e beneficiar o sistema nervoso central, diminuindo a ansiedade e a fadiga.

Memória afetiva – Em uma situação ruim, tudo o que você mais gostaria, era estar no abraço de um familiar ou amigo, não é? Há uma explicação cientifica para esta questão, ligada ao cérebro, onde atinge o sistema límbico, relacionado às emoções. “Lá, atua diminuindo os níveis de cortisol e adrenalina, que disparam o nervosismo e a ansiedade, e libera endorfinas que causam bem-estar, além da ocitocina, o hormônio do vínculo afetivo, responsável pelas sensações de acolhimento e afeto”, explica Ricardo Monezi, especialista em medicina comportamental da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Sabe aquela foto de uma pessoa querida na carteira? Pois é, nunca fez tanto sentido!

Essência floral – Nada como o aroma das flores. Elas são uma das mais belas expressões da natureza. Algumas vezes basta observá-las para nos sentirmos melhores. O médico inglês Edward Bach, no entanto, foi além e descobriu em suas pesquisas, nos anos 1930, que elas possuem vibrações energéticas capazes de equilibrar as emoções negativas. Experimente!

Agora é hora de colocar estas dicas em prática, afinal, você merece um momento tranquilo no seu dia!

Fonte: M de Mulher

 

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