Respira, inspira

Nat alimentos respira yoga

Em um momento de muito estresse você já deve ter ouvido a frase, ou dito mentalmente para si mesmo: respire e conte até dez. Esta técnica tem sim fundamentos e você pode praticá-la com mais frequência.

Os especialistas explicam: respirar da maneira correta é o remédio mais simples e eficaz para equilibrar o corpo e liberar a sensação de bem-estar. Quando este ciclo é intensificado com uma respiração profunda o corpo e a mente são beneficiados. Isso deve estar despertando uma lembrança em você, que exerce total relação com a arte de respirar: a meditação.

A prática do yoga utiliza muitas técnicas de respiração em prol da plena consciência. Para meditar, o sujeito precisa se livrar do excesso de pensamentos, e ao respirar profundamente, a oxigenação adicional permite ao cérebro maior capacidade de concentração.

Dessa forma, é muito mais fácil relaxar e abrir a mente para a paz total. Para praticar, veja abaixo dois pranayamas – técnicas de respiração do yoga – que você pode realizar a qualquer momento, em qualquer lugar, para esvaziar sua mente e renovar seu espírito.

1- Respiração completa: Este exercício requer três fases da respiração: abdômen, costelas e peito. Inspire jogando a barriga para fora, expanda as costelas e infle o peito. Ao expirar, faça o movimento inverso, primeiro o peito, depois as costelas e por último o abdômen.

2- Nadhi Shodhana: Bloqueie a narina direita com o polegar da mão direita, inspirando pela narina esquerda. Bloqueie as duas narinas e retenha o ar nos pulmões. Abra a narina direita e obstrua a esquerda com o dedo anelar, expirando. Pronto, você completou um ciclo. Lembre-se de sempre alternar as narinas. Inicie sem colocar um ritmo, treinando de 15 à 20 minutos por dia. Depois, faça cada fase (inspiração, retenção, neste momento leve o queixo ao peito, e expiração)  contando até 10 segundos, de acordo com a capacidade pulmonar.

Estes exercícios servem para equilibrar as energias sutis e purificar as correntes energéticas. Vale a pena experimentar!

Fontes: Vida Simples e Humaniversidade

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