Segredos para assar o frango perfeito

Nat alimentos como fazer frando assado perfeito

Nunca subestime o poder de um frango assado. Ele é um jantar de domingo infalível, e as sobras (se você der sorte) podem ser usadas para sanduíches e refeições rápidas durante toda a semana, como esta levinha salada de frango com maçã e nozes.

Mas assar um frango não precisa ser apenas um programa para o final de semana. Um frango pequeno leva cerca de uma hora no forno, ou seja, tempo não é desculpa. Aproveite para relaxar. Coloque o frango para assar assim que você chegar do trabalho e deixe cozinhando enquanto você coloca os pés pra cima.

Fique à vontade para optar entre uma assadeira, sua frigideira de fé (de ferro fundido ou aço inoxidável) ou até mesmo uma forma de bolo. Qualquer coisa que possa ir ao forno, e comporte confortavelmente o seu frango, irá funcionar!

Na medida em que o frango for assando, você terá as mãos livres. Termine de preparar o resto do seu jantar, dobre algumas roupas, abra sua bebida. Você sentirá quando ele estiver pronto, pois não vai resistir ao cheirinho.

Do que você precisa:

– 1 frango nat. alimentos de 3 a 4 kg (se você preferir, opte pelo frango sem miúdos);
– Azeite de oliva;
– 1 colher (sopa) de sal;
– Pimenta;
– Limão (opcional);
– Ervas frescas (opcional);
– Dentes de alho (opcional).

Segredinhos de preparo:

Preaqueça o forno a 230°C. Coloque o rack na posição média-inferior do forno. Prepare a marinada: sal, pimenta e fatias de limão.

Seque o frango. Utilize toalhas de papel ou um pano de cozinha. Certifique-se de absorver todo o líquido, inclusive atrás das asas ou pernas. Seque dentro da cavidade do corpo também, deixando o frango tão seco quanto puder, por dentro e por fora.

Esfregue o frango com azeite (ou manteiga). Passe o líquido em todo o frango, com atenção especial para o peito e as coxas – seja generoso aqui! O óleo vai ajudar a pele a ficar crocante e douradinha.

Nat alimentos como fazer frando assado perfeito 04

Polvilhe bastante com sal e pimenta. Pode soltar a mão.

Coloque limões e alho dentro do frango (opcional). Se quiser, encha o interior do frango com limões cortados ao meio e dentes inteiros de alho ou ervas. Isso adiciona um sabor sutil ao frango (e depois o alho assado pode ser espalhado no pão).

Nat alimentos como fazer frando assado perfeito 01

Deixe o frango com o peito para cima na assadeira/frigideira.

Abaixe o fogo para 200°C e asse o frango por 50 minutos. Deixe o frango assando sem ser perturbado.

Confira o frango. Ele estará pronto quando estiver com 74°C na parte mais grossa da coxa, quando as asas e pernas estiverem folgadas e quando os sucos escorram claros. Continue assando o frango e verificando a cada 10 minutos até que fique no ponto.

Repouse o frango. Quando ele terminar de assar, transfira o frango para uma tábua e deixe descansar por cerca de 15 minutos. Durante este tempo, você pode ir finalizando os acompanhamentos.

Nat alimentos como fazer frando assado perfeito 02

Desmonte o frango. Se preferir, separe o peito, as coxas e sobrecoxas e sirva. O restante de carne salve para outras refeições. Você pode manter por de 5 dias na geladeira ou congelar por até 3 meses.

Nat alimentos como fazer frando assado perfeito 03

Um boa dica é assar o frango em cima de uma camada de batatas, cebolas, cenouras ou seus vegetais preferidos. Eles serão assados junto com o suco do frango e ficarão uma delícia, além de prático para servir junto!

Fonte: The Kitchn

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s