Sete erros comuns na cozinha

nat. alimentos-sete-erros-comuns 01

Muitas vezes achamos estar preparando a comida do jeito certo, mas a maneira de cozinhar, por exemplo, afeta diretamente os nutrientes do alimento. Abaixo temos sete erros bastante comuns que, se evitados, deixam suas refeições mais saborosas e nutritivas. Vamos lá?

Colocar azeite na água da massa

nat. alimentos-sete-erros-comuns 02

Você é daqueles que enche a água do macarrão de azeite para que a massa não grude? Errado. O óleo dificulta a aderência do molho, retira certos nutrientes do macarrão e ainda acrescenta calorias a sua refeição. A saída é manter a ebulição da água constante e mexer a massa o tempo todo.

Cozinhar legumes e verduras

nat. alimentos-sete-erros-comuns 03

Nem sempre o caminho mais fácil é o melhor. Quando você coloca as verduras para cozinhar, muito de suas vitaminas e proteínas são eliminadas. Prefira usar panelas especiais para legumes, que utilizam vapor, ou cozinhe na grelha para preservar o sabor e o valor nutricional.

Igualando gordura e calorias

nat. alimentos-sete-erros-comuns 04

Enquanto a manteiga/margarina possuem gordura nociva, o azeite de oliva carrega gordura insaturada, mais saudável. Taí uma ótima opção na hora de cozinhar. Mas não confunda gordura com caloria! O azeite de oliva e a manteiga possuem uma quantidade similar de calorias. Não compense em excesso quando utilizar azeite saudável durante o cozimento.

Descascar frutas e verduras

nat. alimentos-sete-erros-comuns 05

Sempre que possível, mantenha a casca de frutas e verduras. Esta parte retém nutrientes, como vitaminas A e C (localizadas logo abaixo da casca). Então, para usufruir dos seus benefícios, diga sim as cascas.

Poupar no sabor

nat. alimentos-sete-erros-comuns 06

Comer bem não precisa ser um castigo, muito pelo contrário, deve ser saboroso. Uma boa dica é valorizar especiarias como manjericão e pimenta-vermelha, que aceleram o metabolismo.

Cozinhar com molho pesado

Soy sauce and beans

Depois de preparar uma seleta de legumes gostosona não jogue tudo para o alto exagerando no molho teriyaki ou de soja. Isto acrescenta calorias desnecessárias ao seu prato. Use somente o necessário para dar sabor e, quando possível, prefira molhos de baixa caloria, sódio e teor de gordura para cozinhar.

Comer o mesmo sempre

nat. alimentos-sete-erros-comuns 08

Não importa qual seja o prato: se for o mesmo todos os dias você se cansa dele. Não desista da alimentação saudável, tá cheio de coisas gostosas por aí. Faça novos pratos, use ingredientes diferentes em cada refeição, tente diversos métodos de preparo e invente suas próprias receitas.

Ficar craque na cozinha é uma questão de prática. Portanto, arrisque-se, coloque a mão na massa e mantenha os olhos vidrados aqui no blog para descobrir mais dicas!🙂

Fonte: eHow

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s